ARTIGOS - ACUPUNTURA NA ODONTOLOGIA

 

 

APLICAÇÕES DA ACUPUNTURA NA ODONTOLOGIA

  

O ciurgião dentista pode cessar uma dor de dente, diminuir a tensão do paciente, realizar cirurgias, tratar perdas ósseas, herpes labial e outras afecções que se manifestam na cavidade oral, como xerostomia por exemplo, e parafunções como bruxismo. A técnica produz efeito sedativo e  hemostático, que previne e equilibra as funções relativas ao sangramento, além de estimular as defesas do paciente ativando os órgãos relacionados com a imunidade (baço, medula óssea, nódulos linfáticos e timo).
A acupuntura promove ainda a recuperação da função motora, efeito  importante nas paralisias faciais e afecções da Articulação Temporo Mandibular (ATM). As aplicações na Odontologia podem enumera-se como:

  1. No pré-atendimento:
    Para pacientes ansiosos, estressados e/ou com fobia ao tratamento odontológico, assim como hipertensos e portadores de doenças sistêmicas. Possibilita um atendimento menos traumático. Nos casos de cirurgia, esse condicionamento prévio pode resultar em melhor condição de hemostasia e pós-operatório mais tranqüilo.
  2. Durante o atendimento odontológico:
     A analgesia tem sido descrita como uma aplicação das mais utilizadas, tanto em procedimentos de Dentística, Endodontia, Periodontia, Cirurgia. Auxilia a anestesia convencional e diminue o uso de medicamentos.
  3. No pós-operatório:
    No período pós-cirúrgico possibilita  um maior grau de conforto e menor uso de medicamentos. Pessoas que passaram por radioterapia na cabeça e pescoço também podem se beneficiar com uso da acupuntura.
  4. Como tratamento de suporte:
     Coadjuvante no tratamento da disfunção de ATM, do trismo, bruxismo e  outras sintomatologias miofasciais, sendo muito efetiva no controle da dor.



 

volta
Dra. Maria da Luz
Rosário de Sousa
Clínica de Acupuntura FOP/UNICAMP